quinta-feira, 22 de setembro de 2011


                                                                          










EXERCÍCIO FÍSICO E DIABETES






A equipe da QUALICLINICA realizou encontro no mês de agosto para discutir o tema do exercício físico como parte integrante de nossa saúde e bem-estar. Participaram a Dra. Walkyria Volpini, a nutricionista Maria Helena Sindlinger, as psicólogas Kátia Alberto e Vilma Pontim e a fisioterapeuta Carla Bomfim.
Os exercícios físicos são atividades que proporcionam grandes benefícios na saúde e são muito importantes para os portadores de diabetes, pois permitem a melhora do controle glicêmico. Esta ocorre pela “queima” de glicose pelos músculos ativos durante a prática dos exercícios, propiciando não apenas a queima da glicose muscular, mas também da glicose hepática e das células gordurosas. Assim, o exercício atua favorecendo a ação da insulina.
Devem, portanto, ser planejados nas pessoas com diabetes e realizados preferencialmente em horários semanais similares. O aporte e a reposição de carboidratos devem ser feitos conforme o tipo e duração do exercício. Os usuários de insulina devem estudar a necessidade de alterar parâmetros do tratamento, seja reduzindo ou mesmo abolindo o uso de Bolus Alimentar em lanche prévio ao exercício. O monitoramento glicêmico antes e após a atividade permitirá conduzir as mudanças no tratamento.
Por este motivo, a QUALICLÌNICA dará início a Programas de Prática e Vivência de Diferentes Modalidades de Exercícios Físicos. O Programa será realizado pela fisioterapeuta CARLA BOMFIM e será direcionado a grupos de pessoas, conforme a faixa etária.

OBJETIVOS
·         Melhorar a qualidade de vida
·         Reduzir os índices de glicose e o uso de medicação
·         Proporcionar uma melhor educação sobre exercícios físicos
·         Vivenciar diferentes tipos de exercícios


PROGRAMA
O Programa terá duração de 5 encontros (aproximadamente 1 mês) compostos por:
1.    Entrevista e avaliação (para a criação de um plano de metas individualizado)
2.    Encontro no consultório: para orientação e prática de atividade física
3.    Exercícios no parque
4.    Exercícios aquáticos e/ou em academia
5.    Retorno no consultório para feedback

COMO OCORRERÁ
            As práticas das atividades poderão ocorrer em três diferentes dias e horários, conforme disponibilidade:
·         Quarta-feira as 08h00min
·         Quinta-feira as 14h00min
·         Sábado as 9h00min

DATAS: A serem definidas através de contato com a secretária MÔNICA, da QUALICLINICA.
                                                                                       
telefone: (19)3254-5792                                         
facebook: qualiclinica




A união entre exercício físico e nutrição no controle do DM é fundamental, pois  a pratica do  exercício físico moderado e regular, aumenta a sensibilidade à insulina.    


             Após o término da atividade, a musculatura continua captando glicose mais eficientemente, com o objetivo de recompor o glicogênio muscular e hepático, bem como recuperar o organismo, podendo ocorrer hipoglicemias até 48h após o término do exercício. Os efeitos de treinamento na musculatura esquelética podem ser visto com aumento da força e da resistência física, representando assim uma contribuição significativa no controle do diabetes, bem como uma melhora na capacidade de trabalho.

O exercício físico precisa ser bem conduzido para que seus riscos sejam minimizados e seus benefícios aumentados, recomendado no controle tanto no diabetes tipo I, quanto no diabetes tipo II, gerando importantes mudanças nos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-cultural dos indivíduos. Fisiológicamente promove adaptações agudas e crônicas nos sistemas metabólico, neuro-endócrino, cardiovascular.
Receita preparada para coffee Break






Maria Helena Sindlinger
nutricionista
CRN 14794

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode dizer o que pensou sobre isso!